Estudantes russos pretendem lançar o satélite mais brilhante do céu


Imagine olhar para o céu e ver um objeto mais brilhante do que a ISS ou Vênus, percorrendo o firmamento celeste!? Isso pode se tornar realidade, se um financiamento coletivo (crowdfunding) der certo.

Um grupo de estudantes da Universidade de Engenharia Mecânica de Moscow, na Rússia, estão usando a plataforma russa Boomstarter para levantar fundos necessários para a construção e o lançamento de um satélite em forma de pirâmide, feito de material altamente refletivo, chamado Mayak (farol, em português).


Até a data em que o vídeo foi feito, 23 mil dólares (ou 1,7 milhões de rublos russos) já foram doados. Com isso, a equipe de estudantes já conseguiu fabricar o recipiente que irá armazenar o satélite dobrável, e um teste de performance em alta-atitude com balão já foi realizado.

Vários valores podem ser doados, desde 5 dólares a 4 mil dólares. Quanto maior o valor da doação, mais acesso ao projeto o doador terá. Os valores mais altos receberão, inclusive, um convite para assistir o lançamento no Cazaquistão.


O projeto tem três grandes objetivos principais: o primeiro é mostrar que a exploração espacial não está mais apenas confinada aos governos e as grandes empresas especializadas, e que qualquer grupo de pessoas apaixonadas pela exploração espacial pode começar o seu projeto. O segundo objetivo é fazer com que o satélite se torne o objeto mais brilhante do céu noturno, depois da Lua. O terceiro objetivo é criar um sistema de frenagem aerodinâmico para satélites, que seria usado para trazê-los de volta para a Terra, sem a necessidade de motores. Como o objetivo adicional, a equipe deseja criar uma réplica do satélite Mayak para ficar exposta no Museu de Cosmonáutica de Moscow.

Outro ponto que chama a atenção no projeto é que qualquer usuário da internet poderá rastrear a trajetória do Mayak utilizando um aplicativo de smartphone. Assim, todos saberão o momento exato em que a "estrela mais brilhante cruzará o céu".


A pirâmide terá 16 metros quadrados, e o material inflado é mais fino que um fio de cabelo. Se tudo der certo, o satélite Mayak será lançado ainda esse ano, através de um foguete Soyuz-2, no Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

Fonte: Galeria do Meteorito

Nenhum comentário